EA | Os melhores e piores jogos da desenvolvedora americana

Apesar de ter criado jogos populares, a empresa também acumulou polêmicas e críticas da comunidade, especialmente nos títulos mais recentes.

A Electronic Arts, mais conhecida como EA, é uma das maiores empresas de videogames do mundo. Responsável por franquias icônicas como The Sims, Battlefield, Mass Effect e FIFA, a EA teve altos e baixos ao longo das décadas. Apesar de ter criado alguns dos jogos mais populares da história, a empresa também acumulou polêmicas e críticas da comunidade, especialmente nos títulos mais recentes. O Sou Sonysta reúne neste material especial os maiores acertos e erros da EA.

Os melhores jogos da EA

Mass Effect 2

Um dos RPGs de ação mais aclamados de todos os tempos, Mass Effect 2 elevou a narrativa e o desenvolvimento de personagens a um novo patamar. Com escolhas impactantes e um combate aprimorado, o jogo se consolidou como um dos melhores já produzidos pela EA.

Battlefield 3

Battlefield 3 foi um marco para os shooters modernos. Com gráficos impressionantes para a época, jogabilidade tática e mapas extensos, o jogo trouxe uma experiência de guerra realista e imersiva que conquistou milhões de jogadores.

The Sims 2

Poucos jogos simulam a vida com tanta criatividade quanto The Sims 2. Com muitas opções de personalização, jogabilidade envolvente e expansões inovadoras, este título se tornou um clássico atemporal.

Dragon Age: Origins

Os fãs de RPG tático encontraram em Dragon Age: Origins um dos melhores jogos do gênero. A história rica, o sistema de combate estratégico e o vasto mundo explorável fizeram deste um dos melhores lançamentos da EA.

Dead Space

Misturando terror e ação, Dead Space redefiniu o horror de sobrevivência. Com atmosfera claustrofóbica, enredo envolvente e jogabilidade tensa, o jogo conquistou um espaço entre os clássicos do gênero.

Os piores jogos da EA

Anthem

Anthem prometia um mundo aberto vibrante, combates dinâmicos e uma história envolvente, mas foi um fracasso em praticamente todos os aspectos. O jogo sofreu com uma execução pobre, falta de conteúdo e uma estrutura online problemática, levando ao seu rápido esquecimento.

NBA Live 14

A EA tentou reviver sua franquia de basquete, mas NBA Live 14 foi um fracasso absoluto. Com gráficos datados e jogabilidade travada, ficou à sombra da série NBA 2K.

SimCity (2013)

O retorno de SimCity foi marcado por um desastroso sistema de conexão obrigatória com a internet e servidores instáveis, frustrando os jogadores. Além disso, o design limitado das cidades tirou a diversão do jogo.

Medal of Honor: Warfighter

Um shooter genérico e sem personalidade, Warfighter falhou em capturar a essência do gênero. O enredo sem brilho e a jogabilidade repetitiva não conseguiram competir com outras franquias como Call of Duty e Battlefield.

EA Sports FC 24

A transição do FIFA para EA Sports FC foi uma grande decepção para muitos fãs. Além da falta de grandes mudanças na jogabilidade, o game ainda enfrenta problemas com microtransações abusivas no modo Ultimate Team, causando revolta na comunidade. A monetização excessiva e a falta de melhorias reais afastaram jogadores veteranos.

A indignação da comunidade com os jogos recentes

Nos últimos anos, a EA tem enfrentado uma onda de insatisfação crescente por parte dos jogadores. Muitos afirmam que os jogos estão cada vez mais focados em microtransações, em detrimento de uma experiência inovadora e imersiva. O EA Sports FC 25 é um exemplo claro dessa tendência: poucas mudanças em relação aos últimos “FIFAs” e um forte apelo para compras dentro do jogo.

Além disso, franquias amadas como Battlefield e Need for Speed têm lançado jogos inconsistentes, sem a qualidade de títulos anteriores. Muitos jogadores sentem que a EA prioriza lucros rápidos ao invés de entregar experiências que realmente atendam às expectativas da comunidade.

O futuro da EA

A EA tem um legado impressionante, mas se quiser manter sua reputação, precisará ouvir seus fãs e focar na qualidade dos jogos. A empresa tem a capacidade de desenvolver experiências memoráveis, mas precisa abandonar práticas abusivas e priorizar a satisfação dos jogadores.

Enquanto isso, os jogadores seguem esperançosos por títulos que realmente tragam inovação e qualidade, ao invés de simples atualizações anuais disfarçadas de lançamentos inéditos. A evolução dos jogos da EA depende da disposição da empresa em investir em melhorias reais, ouvindo sua base de fãs e entregando jogos que realmente surpreendam.

Autor: Mateus Pereira

Editor do Sou Sonysta desde 2025, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.

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