A partir de 2026, os jogos disponíveis no PlayStation 5 Pro devem contar com melhorias significativas na qualidade visual. Isso será possível graças a uma nova implementação de upscaling por inteligência artificial que está sendo desenvolvida pela Sony.
Mark Cerny, arquiteto do PlayStation, revelou ao Digital Foundry que a tecnologia será baseada na AMD FSR 4, utilizada nas placas gráficas modernas RX 9070 e RX 9070 XT. Cerny explicou que o objetivo é criar algo semelhante ao upscaler FSR 4, uma evolução do PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), que já é usado no PS5 para alcançar resolução 4K.
Embora muitos tenham criticado a diferença gráfica entre o PS5 e o PS5 Pro, o arquiteto destacou que os desenvolvedores ainda poderão optar pelo PSSR para seus jogos, reforçando o papel da tecnologia no aprendizado de máquina e sua aplicação em vários dispositivos.
“Agora, para deixar claro, essa tecnologia tem usos que vão além do PlayStation, e se trata de apoiar um amplo trabalho de aprendizado de máquina em uma variedade de dispositivos – a maior vitória é quando os desenvolvedores podem mover livremente seu código de um dispositivo para outro”; destacou assim o arquiteto.