Desde que deixou a PlayStation, Shuhei Yoshida tem aparecido com mais frequência em entrevistas e conversas públicas. Em uma recente declaração ao site AV Watch (via PSU), o ex-chefe da SIE deu sua opinião sobre o futuro da marca: segundo ele, é hora de a empresa repensar o foco exclusivo em gráficos de ponta.
Yoshida relembrou que, desde a era Ken Kutaragi, a PlayStation sempre teve como marca registrada a busca por excelência visual. No entanto, ele acredita que a indústria precisa rever essa prioridade, especialmente diante das mudanças no comportamento dos jogadores e dos altos custos de produção.
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“Até hoje, o DNA da PlayStation valoriza os gráficos de ponta — algo presente desde os tempos de Kutaragi-san. Os jogadores passaram a esperar isso da marca. Mas acredito que chegou a hora de reconsiderar. É claro que devemos continuar oferecendo o melhor para quem busca qualidade gráfica, mas, para alcançar um público mais amplo, precisamos mudar nosso modo de pensar.”
Com os custos de desenvolvimento cada vez maiores, é natural imaginar que a Sony possa, no futuro, investir menos em fidelidade gráfica e mais em jogabilidade e propostas criativas. Jogos como Astro Bot podem ser um exemplo desse novo olhar.

Yoshida também comentou o fim da Japan Studio
Na mesma entrevista, Shuhei Yoshida também falou sobre o encerramento da Japan Studio, responsável por títulos como Gravity Rush e The Last Guardian. Para ele, a decisão teve relação com a pressão da Sony por jogos AAA, enquanto o estúdio se destacava em projetos AA — produções menores e mais experimentais.
“Eu era responsável pela divisão na época, e pediram para criarmos um jogo que vendesse hardware. Quando se entra nesse nível, a pressão é muito grande. A empresa queria títulos assim, e, mesmo fazendo o possível, os custos e a escala do desenvolvimento ficaram enormes.”
Segundo Yoshida, a Japan Studio era excelente em criar jogos de médio porte, com identidade criativa própria. Mas esse perfil não combinava mais com os objetivos da Sony e de suas equipes internas, voltadas a grandes blockbusters.
“A Japan Studio era boa em fazer jogos AA, mas esse tipo de projeto já não era o que a empresa buscava.”
O estúdio, responsável também pelo sucesso Shadow of the Colossus, foi oficialmente fechado em 2021.