PlayStation na guerra? Rússia estaria usando videogames como armas

Venda de videogames podem ser impedidas no país governado por Vladimir Putin; entenda

Novas sanções podem ser adotadas em breve pela União Europeia para impedir as vendas de videogames, como PlayStation e Xbox, na Rússia. O motivo? Suspeitas apontam que esses dispositivos estão sendo utilizados em operações militares.

A informação foi divulgada pelo Financial Times, que aponta uma possível restrição ao PlayStation e ao Xbox devido ao uso desses consoles no controle de drones. A Nintendo, porém, também seria provavelmente afetada pela ação.

A proposta surge após declarações da chefe de política externa da União Europeia, Kaja Kallas, que afirmou assim que os consoles podem entrar na lista de sanções. O objetivo seria fechar brechas que permitem a importação indireta de produtos da Nintendo, Microsoft e Sony, que já suspenderam suas vendas na Rússia desde março de 2022.

Mesmo com a saída oficial das fabricantes, os consoles continuam chegando ao país por meio de revendedores e mercados paralelos e o bloqueio busca então conter essa prática e impedir que tecnologias de entretenimento sejam convertidas em equipamentos para fins militares.

Diante das restrições, surgem especulações sobre a criação de um console nacional na Rússia, já que as principais fabricantes não devem retornar ao mercado local tão cedo. No entanto, esse novo dispositivo ainda não teria desempenho superior aos modelos da atual geração disponíveis no mercado, como PlayStation 5 e Xbox Series.

Autor: Mateus Pereira

Editor do Sou Sonysta desde 2025, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *