Ken Kutaragi, uma das figuras mais influentes da história do PlayStation, possui uma verdadeira raridade escondida em seu armário: o lendário Nintendo PlayStation. O console protótipo foi desenvolvido no início dos anos 90 como parte de uma parceria entre Nintendo e Sony, que acabou sendo cancelada antes do lançamento.
A revelação foi feita pelo fotógrafo Julian Domanski, que visitou Kutaragi e compartilhou a descoberta no X. Ele publicou fotos do modelo e comentou:
“Nunca pensei que veria algo tão raro, mas hoje eu pude checar um Nintendo PlayStation! Antes acreditava-se que o último existente havia sido vendido em um leilão. Mas o ex-CEO da Sony CE tem uma cópia em seu armário. Ken Kutaragi, um cara top. Autografou meu PS1 também!”
Curiosamente, o post foi excluído pouco tempo depois. Estima-se que cerca de 200 unidades do Nintendo PlayStation tenham sido produzidas. O projeto original da Sony visava criar um add-on para o Super Nintendo, permitindo rodar jogos em CDs e aprimorando o desempenho do console. No entanto, o rompimento da parceria levou a Sony a desenvolver o PlayStation original, que revolucionou a indústria.
Acreditava-se que o último protótipo conhecido havia sido vendido em um leilão em 2020 por US$ 360 mil. A venda foi realizada pela Heritage Auctions, mas o comprador preferiu manter sua identidade em sigilo.