A Guerrilla Games e a Sony se viram em meio a uma polêmica indesejada nas últimas semanas. Um vídeo vazado na internet, que já foi removido devido a denúncias de direitos autorais, mostrava Aloy, protagonista de Horizon, interagindo e conversando com outros jogadores. Rapidamente, diversos internautas levantaram a hipótese de que os desenvolvedores da franquia estejam estudando substituir a atriz Ashly Burch por uma Inteligência Artificial.
Sony e Guerrilla, porém, negaram publicamente essa possibilidade e deram explicações sobre do que se trata o vídeo. A tecnologia emprega o Whisper, da OpenAI, para transcrever fala em texto, enquanto o GPT-4 e o Llama 3 gerenciam diálogos e tomadas de decisão. Além disso, a Sony integra seu próprio sistema de síntese vocal, o EVS, e utiliza animações faciais geradas pela ferramenta Mockingbird.
Os testes iniciais foram conduzidos em um PC, mas há experimentos em andamento para otimizar a tecnologia diretamente no PS5. Segundo Sharwin Raghoebardajal, diretor de engenharia de software da PlayStation, as primeiras avaliações ocorreram internamente antes de serem apresentadas na Sony Technology Exchange Fair (STEF), realizada em Tóquio.
“Isso é apenas um vislumbre do que é possível“; declarou Sharwin. Apesar das explicações sobre do que se trata o vídeo, as dúvidas da comunidade sobre como essa tecnologia pode ser utilizada no futuro não foram claramente respondidas.
Atriz de Aloy se pronuncia
Em um vídeo no TikTok, Ashly Burch – que também interpretou Mel em The Last of Us Part II (Naughty Dog) – revelou que foi contatada imediatamente pela produtora holandesa. Segundo ela, a empresa assegurou que a demonstração “não reflete nada em desenvolvimento”, “não utilizou sua atuação” e, tampouco, sua voz ou captura facial. Apesar disso, a dubladora expressou sua preocupação e continuou seu desabafo.
“Eu me sinto preocupada. Não com a Guerrilla especificamente ou com Horizon ou com minha performance ou até com minha carreira. Eu me sinto preocupada com essa forma de arte. Atuação em videogames é uma forma de arte”; declarou Burch.
Segundo Burch, dubladores têm entrado em greve para se protegerem do uso da inteligência artificial e garantirem o direito de consentir sobre qualquer versão digital de seus trabalhos que possa surgir no futuro. Ela enfatizou a necessidade de transparência e remuneração justa: “Vocês precisam nos compensar de forma adequada e nos informar como estão utilizando a IA“, declarou.
A atriz de Horizon afirmou compreender o interesse dos desenvolvedores em explorar novas tecnologias e deixou claro que sua luta não é exatamente contra essa evolução:
“Eu só imagino um vídeo (como a tech demo de Aloy) saindo, onde está relacionado à atuação de alguém. Um vídeo que possui a voz, rosto ou movimentos de alguém. E a possibilidade de que se perdermos essa luta, tal pessoa não terá recursos. Ela não terá proteção. Não terá qualquer jeito de contra-atacar. E essa chance me deixa triste. Machuca meu coração. Me dá medo”; admitiu a atriz que dá voz a protagonista da franquia Horizon.