Lançado em março, Assassin’s Creed Shadows já vem sendo explorado por jogadores ao redor do mundo — e agora sabemos que o jogo quase dispensou um dos seus elementos visuais mais icônicos: os marcadores amarelos que indicam caminhos e pontos de escalada. A revelação foi feita por Jonathan Dumont, diretor criativo do título, em entrevista à GamesRadar.
Segundo Dumont, a proposta inicial da equipe de desenvolvimento era remover por completo esses indicadores visuais para oferecer uma experiência de exploração mais realista e desafiadora. No entanto, durante os testes com o público, a ausência dos marcadores acabou gerando dificuldades para que os jogadores identificassem os caminhos certos, principalmente em trilhas mais escondidas.
“Não tínhamos isso até percebermos, nos testes, que os jogadores lutavam para encontrar o caminho em atividades de trilhas escondidas”, explicou Dumont.
“O ambiente é exuberante e completo, e dar um pouco de orientação era necessário.”Leia também: Assassin’s Creed | Confira a ordem cronológica da franquia após o lançamento de Shadows
Marcadores viram ponto de debate entre jogadores
Os marcadores amarelos — tradicionalmente utilizados em plataformas da Ubisoft — reaparecem em Shadows justamente para orientar o jogador em ambientes cheios de detalhes, especialmente durante sequências de escalada ou exploração vertical. Ainda assim, a presença desses elementos gerou debate entre os fãs da franquia.
Enquanto muitos jogadores reconheceram que os marcadores ajudam a manter o ritmo do gameplay, outros afirmaram que eles quebram parte da imersão e tornam o desafio menor. Comparações com títulos como Final Fantasy VII Remake, que também recorre a marcadores chamativos, voltaram a ganhar força nas redes sociais.
Apesar das críticas, a Ubisoft reforçou que a decisão de manter os marcadores foi resultado direto de testes com o público. Para o estúdio, o objetivo era garantir fluidez e acessibilidade, sem comprometer a sensação de descoberta e liberdade.
Experiência equilibrada entre desafio e acessibilidade
A discussão sobre os marcadores amarelos toca em um ponto sensível da indústria atual: como equilibrar acessibilidade e desafio em jogos de mundo aberto. A Ubisoft tem apostado em uma abordagem híbrida, oferecendo mecânicas que ajudam os jogadores menos experientes sem necessariamente limitar os veteranos.
Esse equilíbrio pode ser visto também em Assassin’s Creed Shadows, que permite ao jogador personalizar diversos aspectos da interface e da assistência visual. Aqueles que preferem uma experiência mais “crua” podem desativar parte dos elementos de navegação, enquanto outros podem optar por deixar os indicadores ativos para facilitar o progresso.
A discussão sobre esse recurso reforça como o design de jogos evolui com base na resposta da comunidade e no desejo de tornar os jogos mais inclusivos — sem perder o fator diversão.
Assassin’s Creed Shadows já está disponível
Assassin’s Creed Shadows foi lançado oficialmente em março para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. O título mergulha os jogadores no Japão feudal, trazendo uma ambientação rica em cultura e detalhes visuais impressionantes. Com dois protagonistas jogáveis e uma forte ênfase no stealth, o jogo mistura ação, exploração e narrativa histórica em um pacote elogiado por grande parte da comunidade.
Apesar das discussões sobre os marcadores amarelos, Shadows continua recebendo feedback positivo por sua ambientação, ritmo de gameplay e liberdade de abordagem. E para quem já está imerso nessa nova jornada da franquia, os detalhes — até mesmo os pintados de amarelo — fazem parte da experiência.