Em uma decisão que pegou muita gente de surpresa, a Electronic Arts anunciou o cancelamento do jogo do Pantera Negra, que estava em desenvolvimento desde 2023, e o fechamento completo da desenvolvedora responsável pelo projeto, a Cliffhanger Games. A informação foi divulgada inicialmente pelo site IGN e confirmada por e-mail interno enviado aos funcionários da EA.
A medida faz parte de uma reestruturação interna da EA Entertainment, que também envolve demissões em setores de mobile e equipes centrais, além de ajustes estratégicos no portfólio de franquias em andamento.
Reorganização estratégica e foco em franquias consolidadas
No comunicado enviado por Laura Miele, presidente da EA Entertainment, a justificativa para o cancelamento é clara: a empresa está buscando redirecionar sua energia criativa para oportunidades que ofereçam maior crescimento a longo prazo. Segundo ela, esse movimento visa “aprimorar o foco e priorizar franquias com maior potencial estratégico”.
Com isso, a EA anunciou que seus esforços continuarão centrados em propriedades como Battlefield, The Sims, Skate e Apex Legends. Além disso, o desenvolvimento do jogo do Homem de Ferro, feito pelo estúdio Motive, e o terceiro título da série Star Wars: Jedi seguem mantidos.
Um projeto promissor que não saiu do papel
O jogo do Pantera Negra fazia parte de um acordo entre EA e Marvel para o desenvolvimento de três jogos baseados em heróis da editora. Além do herói de Wakanda, o pacote inclui o já confirmado jogo do Homem de Ferro e um terceiro projeto ainda não revelado.
Embora poucos detalhes oficiais tenham sido divulgados, sabe-se que o jogo do Pantera Negra seria um single-player de ação e aventura em mundo aberto, com rumores apontando para múltiplos protagonistas e foco em narrativa profunda. Uma vaga de emprego publicada anteriormente também sugeria que o título seria ambicioso, com gameplay focado em exploração e combate dinâmico.
O cancelamento encerra prematuramente as atividades da Cliffhanger Games, estúdio fundado em 2023 para liderar o projeto. A equipe contava com nomes experientes do setor, incluindo veteranos de títulos como Terra-média: Sombras de Mordor, e era liderada por Kevin Stephens, ex-Monolith.
Impacto humano e cortes em larga escala
Além da descontinuação do estúdio, a EA confirmou que está demitindo funcionários de outras áreas da empresa, especialmente nas divisões de jogos mobile e setores corporativos. Miele reconheceu o impacto dessas decisões e garantiu que a empresa está tentando realocar os profissionais afetados para outras oportunidades dentro da própria EA.
“Essas decisões são difíceis. Elas afetam pessoas com quem trabalhamos, aprendemos e compartilhamos momentos reais. Estamos fazendo tudo o que podemos para apoiá-las”, escreveu a executiva.
Nos últimos meses, a EA já vinha promovendo uma série de ajustes em sua estrutura de produção, o que inclui cancelamentos de projetos menores, mudanças de direção em franquias estabelecidas e uma busca mais clara por eficiência operacional e retorno estratégico.
O que ainda está de pé na parceria com a Marvel?
Com o jogo do Pantera Negra oficialmente cancelado, o futuro da parceria entre Marvel e EA fica parcialmente comprometido. Ainda assim, o título do Homem de Ferro, que está sendo desenvolvido pela Motive Studios (responsável pelo remake de Dead Space), continua nos planos da editora e deve ser o primeiro grande fruto dessa colaboração.
O terceiro jogo do acordo, que até agora permanece em segredo, também não teve atualizações recentes. Com o encerramento da Cliffhanger, é possível que o projeto passe por uma reformulação completa ou até mesmo seja redirecionado para outro estúdio.
Um sinal do momento da indústria
O cancelamento do Pantera Negra não é um caso isolado. Ele se junta a uma série de decisões semelhantes em grandes publishers, que vêm priorizando franquias consagradas e investimentos mais seguros, ao invés de projetos originais e de risco elevado.
Mesmo com o apelo de uma IP forte como Pantera Negra, a falta de informações públicas, a ausência de gameplay concreto e o momento de incerteza no mercado podem ter contribuído para o corte. O fechamento da Cliffhanger Games mostra que, mesmo estúdios com equipes experientes, não estão imunes ao novo ritmo da indústria.