A Unity Technologies confirmou que o tão aguardado Unity 6, a mais recente versão do motor gráfico popular entre desenvolvedores de jogos, está “no caminho certo” para ser lançado no outono de 2024. Essa informação foi revelada durante uma recente conferência de resultados financeiros, onde o CEO da Unity, Matt Bromberg, destacou as expectativas da empresa para essa nova versão.
De acordo com Bromberg, o Unity 6 será “a versão mais estável e com o melhor desempenho que já entregamos”. Isso sugere que a empresa está focada em melhorar significativamente a estabilidade e a performance do motor gráfico, o que deve agradar desenvolvedores que buscam uma ferramenta confiável e eficiente para criar seus jogos.
Além disso, Bromberg enfatizou que o Unity 6 será “a base de nossa oferta por muitos anos”, indicando que a empresa vê essa versão como um marco fundamental para o futuro do desenvolvimento de jogos.
Novos Preços e Taxas de Runtime para Unity 6
Um dos tópicos mais discutidos durante a conferência foi a introdução das taxas de Runtime, que se aplicam a jogos criados ou atualizados para o Unity 6. Essas taxas serão cobradas para jogos que gerem mais de 1 milhão de dólares em receita nos últimos 12 meses e que tenham mais de 1 milhão de engajamentos iniciais.
Bromberg mencionou que, embora não se espere ver aumentos de preços imediatos, a empresa prevê que eles ocorrerão ao longo do tempo. Isso pode impactar especialmente os desenvolvedores que utilizam o Unity em projetos de grande escala.
Impacto Financeiro e Desafios Recentes
Apesar do otimismo em torno do Unity 6, a Unity Technologies também enfrentou desafios financeiros recentemente. Em uma carta aos acionistas, a empresa relatou que os resultados do segundo trimestre superaram as expectativas tanto em receita quanto em EBITDA ajustado. No entanto, houve uma queda de 6% na receita do portfólio estratégico da empresa em comparação ao ano anterior.
Além disso, a Unity enfrentou reações negativas da comunidade nos últimos meses, especialmente após a nomeação de Matt Bromberg como CEO, que recebeu um salário base e um bônus milionário para assumir o cargo, após a saída do antigo CEO em outubro de 2023.
O Unity 6 promete ser um grande passo à frente para desenvolvedores de jogos, oferecendo melhorias em estabilidade e desempenho que poderão definir o padrão para os próximos anos. No entanto, as novas taxas de Runtime e potenciais aumentos de preços são aspectos que os desenvolvedores precisarão considerar cuidadosamente ao planejar seus projetos futuros. Com o lançamento previsto para o outono de 2024, o Unity 6 certamente será um tópico de grande interesse na comunidade de desenvolvimento de jogos nos próximos meses.
Fonte: Insider Gaming